Alegre X Feliz

Alegre X Feliz

8 de agosto de 2014 Artigo 0

Estar alegre: Quando nos sentimentos ou manifestamos contentes e/ou satisfeitos.

Estar feliz:  Quando desfrutamos dalegriae satisfação e ventura; Que denota, ou em que há alegria, satisfação, contentamento, ventura:

Ser feliz: É o estado de espírito de quem está continuamente feliz

A alegria, em tese, é passageira e circunstancial, enquanto estar feliz é um processo mais duradouro, mas ainda não é o ideal, já que também é condicionante. Eu estou feliz agora, esses dias, esse mês. Ou seja, qualquer fato poderá acabar com essa felicidade.

“Ser feliz”, é o estado de espírito ideal, já que independente da situação que se viva, independente dos problemas, das dificuldades, você  “é feliz”. Claro que ocorrerão problemas, dificuldades, tristezas, frustrações, mas nada disso muda seu estado de espírito de “ser feliz”.

As vezes estamos com algum problema, que, por várias razões, nos deixa triste. Como reagir a essa situação. Primeiro, ter certeza de que toda dificuldade é passageira. Segundo,  saber que podemos estar tristes ou insatisfeitos com um problema, com meu trabalho, meu emprego, minha família, comigo, com minha vida profissional, amorosa, emocional, mas que isso não tem o poder de mudar nosso estado de espírito que é “ser feliz”. Porque esse estado de espírito é imutável, pois ele não é vinculado à circunstância que acontecem em nossas vidas, ele é um estilo de vida que estabelece que todas as situações, quaisquer que forem, não tem o poder de mudar nossa felicidade.

Diria que ser feliz, é um estado de inocência, é como ser uma criança que não consegue perceber os problemas da vida, que não se preocupa com as contas de água, de luz, aluguel. A criança circunstancialmente, está aquém dos problemas e das responsabilidades, por ser inocente.

Assim deve ser a pessoa que “É feliz”, saber viver além das circunstâncias. Esse estilo de vida não nos faz irresponsáveis ou alienados, pelo contrário, é uma consciência de si, que transcende os fatos da vida e nos possibilita ver um mundo pela ótica da simplicidade e da pureza de espírito e da alma.

E você, “Está alegre?”, “Está feliz?”, ou “É feliz?”

Um abraço

Rubens

 

 

Deixe uma resposta