Sentimento de Indignidade!

Na sequencia desse blog, trataria do planejamento para o sucesso. Mas achei por bem, tratar de um assunto um tanto anterior ao planejamento. O sentimento de indignidade, que nos impossibilita até mesmo de planejar nosso sucesso. Indignidade é um sentimento de não merecimento. – E que isso tem haver com meu sucesso, tudo.

Então vamos lá. Segundo Jung, existe um conceito chamado de Inconsciente coletivo, (arquétipo), Erich Fromm chama de inconsciente social. O inconsciente coletivo é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.

Mas o que tem haver o inconsciente coletivo com o sentimento de indignidade. Pois bem, esse sentimento de indignidade, que invariavelmente não sabemos possui-lo, é que acaba colaborando para nossos constantes fracassos.

No caso específico desse texto, eu atribuo à formação do sentimento de indignidade com a nossa formação religiosa, e explico. Por milhares e milhares de anos a religião foi utilizada como ferramenta de dominação e para domesticar o ser humano. E um dos sentimentos utilizados, especificamente, mas não exclusivamente, pela religião, foi o da indignidade, ou  seja o ser humano não é digno do seu Deus, não é digno de ser feliz, não é digno de ter sucesso, é pobre, pecador e carece de perdão.

Não somente esse sentimento, mas também ele, a indignidade, faz parte do inconsciente coletivo da formação do homem. Como o próprio nome diz, é algo inconsciente, mas que perpassa por toda coletividade, não é algo exclusivo de uma ou outra pessoa, pertence a todos, passa por todos em maior ou menor grau.

A questão é como lidar com esse sentimento, já que ele é inconsciente. A primeira coisa é o reconhecimento de que eu, você, nós, podemos ter esse sentimento, que por ser inconsciente, acaba por fugir ao nosso controle, pois quando menos esperamos, ele coloca tudo que nós construímos a perder. Quando isso ocorrer, saiba de uma coisa, o sentimento de indignidade está solapando seu sucesso. E se você tem esse sentimento é hora de trabalhar para lidar com ele.

No próximo semana tratarei das formas de como lidar com seu sentimento de indignidade.

Um abraço.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.