Nepotismo

Há um pavor por parte da população, bem como por parte da mídia quando o assunto é nepotismo.

nepotismo

Segundo a Wikipédia, Nepotismo (do latim neposneto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Se a definição acima estivesse completamente correta, designar parentes com capacidade e qualificação técnica não seria considerado nepotismo. No entanto, a legislação brasileira, por enquanto, ainda não faz essa distinção.

Esse é um daqueles problemas, em que os bons pagam pelos maus. Acontecendo o caso de muitas pessoas capacitadas, competentes e profissionais com alta qualificação, não poderem ser indicados para ocupar cargos públicos por terem algum parente com algum servidor em cargo de comando na esfera pública.

Para se evitar que os maus façam utilização da norma de forma indevida e favoreça parentes sem capacitação técnica e até intelectual para ocupar cargos a partir de sua indicação, a lei atingi a todos.

Vejo o seguintes equívocos:

1. O setor público perde excelentes profissionais, principalmente para iniciativa privada;

2. Acaba-se forçando o jeitinho brasileiro, indicação cruzada.

É só analisar a grande dificuldade que os tribunais estão tendo para extirpar o nepotismo nos tribunais em todas as suas instâncias. Assim, muitos juízes, desembargadores, ministros e servidores, utilizam-se das indicações cruzadas, objetivando burlar a legislação.

Sou a favor, não do nepotismo da forma como se apresenta hoje, mas que, mesmo sendo parente do servidor em cargo de chefia, ou agente político, comprovada capacitada técnica e profissional, principalmente, através de diplomas, experiências em atuação anterior em área afim, seja aproveitado sim, não vejo nenhum problema nisso.

O que não pode ocorrer, é uma servidor em um cargo de chefia ou um agente político, contratar um parente, sem experiência, sem capacidade técnica, sem estudo, sem o mínimo de formação para ocupar um cargo técnico.

Escrevi um consulta sobre nepotismo de duas irmãs contratadas pela mesma instância pública. Acesse o texto.

Um abraço

 

Rubens

Deixe uma resposta