O que procurar nos dados das suas Redes Sociais

O que procurar nos dados das suas Redes Sociais

Análise do Sentimento do Cliente através das Mídias Sociais

Grande volume de dados estão sendo gerados em sites de redes sociais, incluindo Twitter, Facebook, Linkedin e outros. Esses dados são usados ​​para entender como as pessoas se comportam quando estão navegando.  A análise do comportamento tem sido uma área de pesquisa em grande expansão nos últimos anos. Técnicas analíticas diferentes estão sendo usadas para criar perfis de usuários com informações como a localização inicial do usuário, gênero, idade, origem regional, perícia, preferências de localização, preferências da empresa e etc. Os provedores de dados de mídia social estão usando rastreadores web e serviços de extração de dados para extrair informações precisas com base em palavras-chave específicas, perfis, grupos e interesses para citar alguns.

Sentiment Analysis ou Opinion Mining technician está sendo usada para medir a polaridade contextual de um tweet, postagem no Facebook. Isso ajuda a determinar se um certo texto é positivo, negativo ou neutro ou possui outras variantes. As técnicas mais avançadas já conseguem analisar conteúdos mais complexos. Várias empresas estão usando Sentiment Analysis para rastrear seus produtos, serviços e sua reputação entre os públicos. Os pesquisadores estão extraindo dados do Twitter para Sentiment Analysis  para obter a opinião da comunidade em geral sobre um tópico específico. Tweets estão sendo analisados ​​para determinar o sentimento em diferentes níveis. Esses tweets, blogs e outros posts fornecem os insights relevantes para a realização de pesquisas de mercado. Sentiment Analysis pode ser usado para determinar o sentimento em vários níveis. O Twitter Sentiment analysis pode ser identificado como positivo, negativo ou neutro, revelando humor e as preferências do público em geral. Para analisar um sentimento, cientistas de dados e profissionais de análise de dados e comportamentos precisam analisar o tom das conversas com a ajuda de monitoramento de redes sociais e serviços de rastreamento web.

Scraping Social Media sites está ajudando no estudo de indivíduos, grupos, organizações e o comportamento de indivíduos, enquanto eles selecionam e compram produtos. Hoje, todas as marcas precisam reconhecer fatores demográficos, como idade e gênero, ao avaliar o comportamento social dos consumidores on-line. Várias empresas estão se concentrando em técnicas de direcionamento comportamental para oferecer a opção de compra certa com base no comportamento on-line de seus usuários. Esta informação ajuda a melhorar a rentabilidade dos sites de comércio eletrônico ou aplicativos de negócios. Com base no estudo do comportamento passado, as empresas agora podem oferecer soluções para muitos problemas recorrentes que ocorriam no passado e podem ser analisados e interpretados com os novos mecanismos de análise.

Coletando avaliações de usuários de vários sites

O rastreamento das mídias sociais com o objetivo de extrair informações relevantes ajuda as empresas a obter informações importantes para a análise competitiva. O rastreamento customizável, juntamente com a indexação e navegação do conteúdo de redes sociais, ajuda na obtenção de comentários, avaliações de produtos ou serviços, reclamações, monitoramento de marca, análise de marca e assim por diante. Métodos inovadores e tecnologias estão sendo usados ​​para analisar os dados gerados pelo usuário em diferentes sites de redes sociais. A TI ajuda a avaliar o sentimento geral da comunidade em relação a uma determinada marca. Garimpar os comentários dos clientes e opiniões em diferentes sites de redes sociais como LinkedIn, Instagram, Twitter e outros, é uma tarefa tediosa, pois esses sites possuem estruturas complexas através da plataforma Prompt Cloud. O time possui essa experiência para fornecer dados desejados utilizando processos e ferramentas eficientes. Não apenas os clientes existentes, o monitoramento de redes sociais também pode ajudar a identificar potenciais clientes e ajudar a envolver-se com eles, levando a uma maior taxa de conversão, estimulando seu interesse nos produtos ou serviços da empresa.

O monitoramento de marcas é a chave para construir associação com os clientes e posicionar sua marca na era da competição maciça. O acompanhamento de seus concorrentes e a coleta de informações competitivas ajudam você a aumentar sua estratégia de negócios. Isso ajuda a analisar sua marca online, rastreando feedbacks sobre sua marca. É conhecido como Social Media Listening e ajuda a identificar as principais tendências e questões relacionadas com a indústria e a concorrência. Identificar os principais influenciadores sobre sua marca pode ajudá-lo a ter um impacto notável.

O monitoramento de mídia social é um aspecto importante do monitoramento de marca . Ele tem grande significado na escalada da Brand Awareness e Brand Recall através do domínio das redes sociais. Conhecer a reação on-line do seu cliente ajuda a proteger a reputação da empresa e a cumprir as promessas de seu produto/serviço.

Collect-Brand-reviews-customer-feedback

Hoje, temos algumas ferramentas robustas e técnicas bem desenvolvidas que ajudam na coleta e no rastreamento de tweets e outras publicações sobre sua marca pela internet. Isso ajuda a obter um conhecimento aprofundado sobre ameaças para o seu negócio, bem como as oportunidades de negócios emergentes. Essas ferramentas de monitoramento de redes sociais oferecem serviços em tempo real, permitindo que as empresas melhorem, descubram e reinventem para reter ou adicionar clientes. Essas ferramentas de tecnologia de ponta possuem rastreadores que pesquisam na internet conversas sobre a sua marca a partir de grandes plataformas de redes sociais como Twitter, Facebook, LinkedIn e algumas outras.

Compreender o comportamento do usuário ao se conectar às mídias sociais é significativo por uma série de razões. O estudo do comportamento do usuário permite a avaliação dos sistemas existentes e pode levar a um melhor design do site e aos métodos de contratação de clientes. É vital para todas as empresas ouvir seus clientes ou usuários. Eventualmente, um nome se torna uma marca quando constrói sua estratégia ao longo do sentimento público das próprias pessoas que está visando.

Existe muita ferramenta de monitoramento de redes e mídias sociais, no entanto, existem outras centenas de ferramentas, online ou offline que serve para monitorar redes e mídias sociais. Algumas pagas outras free, algumas mais fáceis de usar outras mais difíceis, algumas mais intuitivas e outras nem tanto. Assim, escolher uma boa ferramenta para analisar suas redes é fundamental. É importante que se analise várias ferramentas e verifique a que mais se adeque à sua necessidade e ao seu perfil.

Já testamos dezenas e dezenas de ferramentas, realmente é uma escolha difícil, diríamos dificílima, e por uma série de fatores, dentre eles:

  1. Falta de transparência na coleta de dados – Talvez esse seja um dos piores problemas, pois 98% das ferramentas não informa de forma verdadeira e concreta como ela raspas as bases de dados das APIs das redes sociais. Já percebemos que na maioria dos casos, as raspagens acabam trazendo muito lixo e muita informação, que não deixa de ser importante, mas que estão totalmente fora do escopo do que se está trabalhando ou do objetivo central da coleta;
  2. Muito conteúdo repetido – Se quiser realizar uma análise mais fidedigna, terá que colocar a mão na massa e limpar bastante sua base de informações, pois muitos conteúdo são duplicados, triplicados e etc. Se não houver uma limpeza, seu relatório apresentará resultados falsos;
  3. Muito lixo – Tem muita informação que é raspada, e que realmente é lixo, principalmente, as intervenções que foram realizadas por robot. Não digo que essas informações não sejam importantes, elas até são importantes dentro de uma leitura global, para entender a utilização desses mecanismos. Agora, muitas vezes essas postagens, comentários, curtidas e etc, não foram realizadas por humanos e sim por máquinas que estão simplesmente replicando conteúdo mecanicamente.

Então, como se pode perceber, o monitoramento de redes sociais não é uma tarefa fácil. As ferramentas até ajudam, mas infelizmente, por enquanto, a intervenção humana na catalogação, filtração, limpeza, gerenciamento e valoração de conteúdo é imprescindível.

Um abraço a todos.

Rubens Santana

Deixe uma resposta