Sabedoria!

Qual o melhor caminho a seguir?

Escolhas
Escolhas

Como se escolhe algo do qual ainda não temos informações. Qual seria o melhor caminho, esquerda, direita, seguir enfrente, aguardar. O que fazer quando se é necessário tomar uma decisão.

Segundo o dicionário, sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a adotar nos diferentes contextos que a vida nos apresenta.

Na Wikipédia a sabedoria ou sapiência (em grego Σοφία, “sofía”) é o que detém o “sábio” (em grego σοφός, “sofós”), seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los.

Porém, creio que em primeiro lugar, que a sabedoria não seja um dom, para mim sabedoria é um conjunto de conhecimento misturado com um pouco de sensibilidade para tomada de decisão.

Conhecimento sem sensibilidade é somente informações. Sensibilidade sem conhecimento é somente perspicácia. Na verdade sabedoria é a capacidade de equilibrar essas duas instâncias, uma racional e outra emocional.

Conhecimento é racional, sensibilidade é emocional. Todas as duas tem seu valor separadamente, no entanto, somente serão poderosas se houver equilíbrio na utilização das duas, esse equilíbrio sim, é sabedoria.

A sabedoria não esta ligado necessariamente a acertar uma escolha, mas a saber fazer escolha. As vezes uma escolha que em um primeiro momento parece certa, saberá-se posteriormente, que foi um escolha errada. E uma escolha, que em um primeiro momento, parecia errada, descobri-se no futuro que foi a melhor escolha.

Então, sabedoria não está ligado necessariamente a escolha, mas à consequência dessa escolha. A consequência de nossos atos é que dirão se nossas escolhas foram ou não sábias.

Então, se quiser saber e você tem sido sábio em suas escolhas e decisões, é só olhar as consequências dessas escolhas, assim você saberá se tem feitos escolhas sábias ou não.

Um abraço

Rubens

1 thought on “Sabedoria!

Deixe uma resposta