A Fórmula Do Sucesso: Como Grandes Líderes Entregam Valores Reais, de Andrew Kakabadse

A fórmula do sucesso: Como Grandes Líderes Entregam Valores Reais, Andrew Kakabadse reconhece as complexidades da liderança e pesquisa os fatores para o sucesso da liderança no mercado global onde o ritmo é acelerado e complexo. As habilidades necessárias para ter sucesso no passado, hoje são insuficientes.

Andrew Kakabadse sugere que a criação de valor é a origem do sucesso, e a definição de sucesso dependerá do tipo de valor que a organização deseja criar.

O que é valor?

Criar valor deve ser o “principal objetivo da liderança”.

A noção de valor vai além de simplesmente de tornar público o número de partes interessadas, de não perder dinheiro para obter lucro, de criar produtos de qualidade para reter clientes, de contribuir para a sociedade e conectar partes interessadas, clientes, fornecedores e outros indivíduos à atividade da empresa. organização.

O que é sucesso?

[…] sucesso é a criação de valor – benefícios e resultados econômicos e sociais que servem a um propósito para as pessoas às quais eles pretendem ajudar, de acordo com um conjunto de valores aos quais a organização se propõe a implementar”.

O que é considerado falha?

Falha é a destruição de valor ou a entrega malsucedida de valor devido à má administração.

As organizações propõem valor mantendo o cliente e o público-alvo e explicando como eles se saem com exclusividade. Vários cenários podem ser reproduzidos em relação à proposta de valor:

  • Se não houver uma proposta de valor claramente definida, 0s líderes se desviam facilmente e caem em buscar estratégias sem propósito.
  • Se a proposta de valor não for reajustada para se adequar ao contexto, os líderes serão surpreendidos pelo evento e não terão flexibilidade.
  • Se a proposta de valor é conhecida por ser usada e uma estratégia foi implementada em torno dela, mas a proposta de valor nunca foi testada, então a proposição de valor da organização está fadada ao fracasso.
  • Somente se a proposta de valor da empresa estiver sendo continuamente testada, interrogada e buscar evidências, a organização poderá ser bem-sucedida.

Como criar valor? Como criar valor sustentável?

Os líderes abordam a criação de valor de maneira diferente:

Abordagem 1: replicar uma estratégia anteriorEssa abordagem é a mais comumente aplicada nas organizações. No entanto, essa abordagem é falha se o líder empregar constantemente a mesma estratégia para diferentes situações, sem poder evoluir e se adaptar a novas situações.

Abordagem 2: Formular intuitivamente uma estratégia não comprovada.  Essa abordagem é falha se o líder não contestar os fatos e não testar sua estratégia.

Abordagem 3: Interrogar e provar uma estratégia hipotética com evidências. Essa terceira abordagem é a mais precisa, porque os líderes precisam reunir evidências, dados, se envolver com as pessoas dentro de seu contexto para poder tomar decisões em conformidade. Essa abordagem requer uma combinação de “diversidade de pensamento”, estratégia, engajamento e alinhamento para criar valor.

Posteriormente, dois modelos de liderança derivam das três abordagens para a criação de valor:

Modelo 1: A criação de “valor percebido”

Este é um antigo modelo de liderança, impulsionado pela crença do líder. Os líderes que criam valor percebido tendem a visualizar a imagem maior e a colocar a estratégia em primeiro lugar.

Modelo # 1: A criação de “valor percebido”

Modelo 2: A criação de “valor entregue”

Este é um modelo de liderança novo e atual, impulsionado por evidências. Nesse modelo, os líderes mantêm relações estreitas com a sociedade da organização (partes interessadas, clientes, etc.), reúnem evidências sobre o avanço da criação de valor e sobre a implementação da estratégia.

Modelo 2: A criação de “valor entregue”

Qual é a fórmula do sucesso?

Para entender a criação de valor em uma organização liderada por evidências ou estratégica, Andrew Kakabadse apresentou as seguintes fórmulas:

Fórmula 1

ESTRATÉGIA x (ENGAJAMENTO + ALINHAMENTO) = PROPOSTA DE VALOR

A fórmula 1 dá sentido à criação de valor nas organizações orientadas pela estratégia e desassociadas da realidade contextual.

Fórmula 2

(ESTRATÉGIA x ALINHAMENTO) + ENGAJAMENTO = PROPOSTA DE VALOR

A fórmula acima representa uma situação em que os líderes implementam uma estratégia, com a qual todos estão a bordo, a um custo humano e cultural.

Fórmula 3 – A fórmula do sucesso

ESTRATÉGIA + (ENGAJAMENTO x ALINHAMENTO) = ENTREGA DE VALOR

A fórmula do sucesso representa organizações onde o consenso é alcançado pela primeira vez antes de formular uma estratégia que será continuamente testada.

Quais são os outros fatores para o sucesso?

A entrega de valor é o ponto de partida do sucesso. Também é necessário buscar diferentes pontos de vista, diferentes perspectivas para construir uma compreensão composta da organização e sustentar o sucesso. “Diversidade de pensamento e engajamento são os dois lados da mesma moeda”. Diversidade de pensamento não inclui gênero, idade, nacionalidade, mas significa “diversidade de ideias”.

Os líderes que desejam promover a diversidade de pensamento em sua organização devem:

Anúncios
  • ter uma “paixão pela diversidade de pensamento”. Os líderes devem ser curiosos, gostar de aprender sobre si mesmos e o mundo, devem estar “abertos a novas experiências e perspectivas”.
  • ter exposição internacional. Os líderes são obrigados a receber e buscar exposições internacionais para crescimento organizacional e pessoal.
  • advogar uma comunicação aberta para instilar confiança e incentivar atitudes positivas em relação aos desafios. A comunicação aberta vem da exposição a diferentes culturas, que ensina aos líderes como se adaptar a diferentes ambientes e trabalhar com diferentes culturas.
  • se envolver com a organização. Os líderes podem começar a promover a cultura da diversidade de pensamento dentro da corporação, ser ouvintes ativos e responder às pessoas de acordo.
  • construir sua equipe. Os líderes são obrigados a selecionar as pessoas certas para tomar as decisões corretas e evitar o pensamento em grupo.

A diversidade de pensamento está no centro da fórmula do sucesso. Os líderes devem incentivar a “diversidade de pensamento” ouvindo e mostrando respeito por ela.

Como criar uma cultura de diversidade de pensamento?

Na fórmula do sucesso: Como Grandes Líderes Entregam Valores Reais, Andrew Kakabadse reuniu sete “disciplinas” para ajudar a criar uma cultura de diversidade de pensamento e, portanto, cumprir a fórmula do sucesso.

Disciplina 1: Coleta de Evidências

As evidências criam alinhamento e engajamento e permitem que os líderes alcancem um equilíbrio de opiniões. A coleta de evidências faz parte de um processo transparente, fornece uma visão realista do mercado e da posição da empresa ou do mercado e permite que os líderes adquiram conhecimento em seus respectivos campos.

Líder orientado a evidências:

  • Acredito profundamente que o processo de coleta de evidências possa avançar para o sucesso.
  • comece a reunir evidências desde o primeiro dia.
  • reunir evidências concretas, bem como evidências brutas, e estar propenso com críticas construtivas.
  • enfatizar a qualidade das evidências.
  • ouça ativamente e se envolva com pensamentos divergentes.
  • use evidências para respaldar suas estratégias e debater.
  • reserve tempo para debates, mesmo que a evidência seja um processo lento e atrase a decisão.
  • buscar evidências de maneira estruturada.

Disciplina 2: Delimitação da Missão

Definir uma missão para a organização significa definir um propósito claro para a organização, a fim de divulgar seus valores essenciais.

Escusado será dizer que a natureza desses valores fundamentais é crítica: organizações bem-sucedidas promovem “inclusão e um ambiente adequado para inovação, construção de confiança e identificação de novas oportunidades”.

Disciplina 3: Aprimoramento do alinhamento

O alinhamento, “a lógica e a estrutura para executar a estratégia”, é um elemento vital no cumprimento da fórmula do sucesso. Existem 3 tipos de alinhamento:

  • “Alinhamento do pensamento entre os principais atores”, a fim de executar a estratégia. Esse tipo de alinhamento começa com o processo de contratação.
  • Alinhamento da estrutura para ganho de eficiência.
  • Alinhamento de sistema operacional, protocolos, processos para facilitar a execução da estratégia.

Disciplina 4: aprimoramento do envolvimento

O engajamento, “o desejo, a vontade, a motivação (ou desmotivação) de fazer com que as estruturas e os processos funcionem”, é difícil de alcançar porque é impossível controlar as pessoas.

As empresas com o mais alto nível de engajamento não são lideradas por líderes carismáticos nem visionários, mas são lideradas por líderes humildes, com habilidades de escuta que tratam as pessoas de maneira justa, de mente aberta e que recompensam as pessoas por seus esforços.

Disciplina 5: Melhoria do estilo de liderança

Além de serem motivados por evidências, para liderar com propósito, os líderes exibem 3 qualidades principais:

  • um alto nível de QI para responder aos desafios que a organização enfrenta e criar “caminhos através de circunstâncias exigentes”.
  • “Uma consciência moral profunda” que requer integridade e uma compreensão precisa e sensível do contexto.
  • uma “defesa persuasiva” que é uma capacidade de “ensinar pelo exemplo”.

Disciplina 6: Equilíbrio de Governança

A governança possui duas dimensões vitais: monitoramento e mentoria, vinculados ao desempenho da organização.

“O monitoramento é sobre controles, protocolos e procedimentos que fornecem sinais de alerta precoce e permitem que a diretoria tome medidas para evitar erros ou decisões erradas”. “É a orientação que faz a diferença na governança. Essa administração exige tempo, comprometimento e consideração de como e com quem se envolver”.

Disciplina 7: Desenvolvimento da Sabedoria

A sabedoria permite aumentar o alinhamento e o envolvimento. A sabedoria é “adquirida através de anos de experiência”, “vem da reflexão e da vontade de continuar aprendendo”.

Os líderes sábios aprendem a se envolver convenientemente com as pessoas, a trabalhar pacientemente com problemas e dilemas, a resolver problemas com precisão, em vez de apressá-los.

Conclusão

A fórmula do sucesso: Como Grandes Líderes Entregam Valores Reais é uma publicação de pesquisa acadêmica robusta, com teorias simples. Essas teorias são ilustradas com vários estudos de caso contemporâneos e relacionáveis ​​da vida real, a partir dos quais os líderes podem se inspirar.

Por meio de uma fórmula simples, Kakabadse conseguiu representar as complexidades das organizações atuais e destacar as dificuldades de colocar essa fórmula em prática.

Além disso, acredito que este livro é ideal para líderes:

  • iniciando um negócio ou empresa e se perguntando como criar valor e uma vantagem competitiva em sua empresa,
  • procurando garantir um ambiente de trabalho saudável,
  • procurando avaliar suas organizações e detectar possíveis problemas,
  • que foram descarrilados por uma organização liderada por estratégia,
  • que estão em organizações que estão se reestruturando e desejam promover uma cultura baseada em evidências em sua organização.

Finalmente, gostei do fato de Andrew Kakabadse enfatizar que a liderança liderada por evidências não acontece da noite para o dia, que o trabalho do líder não é fácil e que todas as decisões precisam ser pensadas, analisadas e testadas com antecedência, e que o sucesso da organização não se deve apenas para o líder, mas também para a contribuição da equipe, e que os líderes precisam mostrar fortes valores fundamentais.

Citações Favoritas)

“[…] sucesso é a criação de valor – benefícios e resultados econômicos e sociais que servem a um propósito para as pessoas às quais queremos ajudar, de acordo com um conjunto de valores aos quais a organização anseia”.