Análise Literária

Olá pessoal, bem, estou com uma meta, de, dentro das minhas possibilidades, ler, ao menos um livro por mês e fazer uma resenha, ou uma pseudo análise literária dos mesmos. Pseudo, pois não considero que seja exatamente uma análise literária. A ideia é só expressar meus pontos de vistas relacionados aos livros que leio.

Estou sempre aberto a críticas, elogios, observações e pontos de vistas divergentes.


Livro: A sabedoria de Tyrion Lannister

COMENTÁRIOS

Bem vamos lá. Fiquei um pouco exitante em ler esse livro. Penso que um livro chama a atenção através de vários aspectos. Título, capa, tamanho, volume, autor, assunto, momento histórico e etc. O título, o titulo de um livro deve expressar, ou pelo menos deve tentar expressar fielmente o seu conteúdo. Nesse primeiro item já me deparei com uma dúvida, “Sabedoria”, de Tyrion Lannister? Como assim? E porque da minha dúvida. Como todos, em tese, sabem, Tyrion Lannister é o anão da Série Game of Thrones. O livro seria um compêndio das principais frases do personagem mais carismático de Game of Thrones. Tyrion Lannister é um dos personagens mais emblemáticos e queridos pelos fãs de Game of Thrones. Uma das figuras mais inteligentes e menos conformistas da saga, e talvez por isso mesmo o personagem favorito de George R. R. Martin. Sua eloquência e agilidade mental compensam em muito sua baixa estatura. Tyrion Lannister não se contém na hora de dizer o que pensa ou fazer o que lhe apetece, e enfrenta quem for necessário sem desanimar nem retroceder. Bem, exatamente aí que inicia minhas dúvidas quanto a leitura do livro. Primeiro que não posso concordar que as frases do personagem seja, em si, “sabedorias“. Extremamente pretensioso, mas como para se vender um livro é necessário um mínimo de marketing, na minha avaliação, a ideia do nome do livro seria só uma estratégia de venda. Após a leitura confirmei minha dúvida. Segundo: As frases do anão, na verdade são as frases que o George Martin, cunhou para o personagem, com fim, é claro de criar essa empatia do público com o personagem, compensar com a inteligência um aspecto negativo, a estatura. Agora, falar que as frases do personagem são sabedoria, é ir longe de mais. Isso sem falar nos aspectos da personalidade do personagem, que, possui, pelo “padrão social mínimo aceitável“, vários vícios éticos, além de vários comportamentos inadmissíveis ou inaceitáveis socialmente, como matar ou mandar mantar outra pessoa. Bem, isso tudo me gerou dúvida quanto a utilidade da leitura do livro.

Bem, li o livro e realmente minhas suspeitas se concretizaram. O autor, Lambert Oaks, tenta, utilizando as frases expressas por de Tyrion ao longo da série, construindo um raciocínio teórico de um “saber”, que, na maioria das vezes não existe. Torce e distorce as frases segundo seu interesse utilizando conhecimento próprio ou de terceiro para corroborar os pontos de vista e construir um saber inexistente nas frases, o que é na verdade, muitas vezes são palavras inteligentes e eloquentes.

Anúncios

De qualquer forma, há conteúdos interessantes sim, não posso negar que algumas partes do livro tem sua utilidade, até mesmo para que possamos pensar sobre o personagem, o autor do livro e sobre sua proposta com esse livro.

Não direi que me decepcionei com o livro, pois antes mesmo de lê-lo, já estava com um pé atrás.

Bem, de toda forma, é uma leitura, e se houver interesse da sua parte não deixe de lê-lo por causa do meu ponto de vista negativo, as vezes posso estar sendo somente crítico e azedo de mais.

Boa leitura.