Características Técnicas da Captação de Recursos das Legislações Orçamentárias Federais!

Esse é o segundo vídeo da Série da Palestra no ABCR, Festival ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos no dia 29/09. Abaixo copilei, com certas correções, o áudio da palestra.

Dividi a apresentação em 7 Módulos/Vídeos. Segue abaixo os temas:

1. Porque é Fundamental a sua Instituição/Organização Captar Recursos através do OGU – Orçamento Geral da União?

2. Características Técnicas da Captação de Recursos das Legislações Orçamentárias Federais;

3. Informações sobre os Regramentos e as Legislações que dispõe sobre esse tipo de Captação de Recursos;

4. Quais tipos de Instituições/Organizações podem Captar junto ao Orçamento Geral da União – OGU

5. Período e Estratégias de Captação de Recursos;

6. Principais erros cometidos nesse tipo de Captação de Recursos;

7. Como ter Sucesso na Captação de Recursos para sua Instituição/Organização.

Então, como estava dizendo, copilei abaixo o áudio da minha palestra com várias correções, mesmo assim creio que poderia melhorar infinitamente. Mas vamos lá, pois não vivemos só de verborragia. Beijos.

Características Técnicas relativas à Captação de Recursos junto ao Orçamento Geral da União – OGU!

Olá pessoal, tudo bem? Estamos divulgando mais um vídeo, e esse é sobre a Captação de Recurso junto ao Orçamento Geral da União – OGU. Esse vídeo é da minha participação na ABCR, Festival ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos no dia 29/09.

Clique nem nosso like, compartilhe e Siga-nos no Youtube para que possamos continuar produzindo conteúdos de qualidade para você.

Todo conteúdo desse vídeo estará disponível na descrição do mesmo, ok? Vamos ao vídeo.

Quais são as características deste tipo de Captação?

Anúncios

E aí, nós entramos realmente nas Questões Técnicas desse modelo de Captação. Primeiro, no Recurso Público Federal a seguinte situação: você tem qualquer tipo de recurso, para atender a quase qualquer coisa. Para custeio, para manutenção, compra de equipamento, compra de trator, de carro, de veículos, de ônibus, tudo para as Instituições Privada Sem Fins Lucrativos. Recursos para cursos, manutenção, e vou dar alguns exemplos de tipos de recursos. Os exemplos são só algumas área de atuação. Existe recurso para quase tudo. Para todas as áreas de Captação no Poder Público Federal.

Na área de saúde você tem recursos para Atenção Especializada, Hospitais, APAEs. Existe a possibilidade de aquisição de veículos, de Consultórios, Veículos de Transportes, Saúde Bucal, Reforma e Ampliação de Clínicas, Policlínica, Centros de Atenção Psicossocial.

No Ministério da saúde há uma gama enorme de possibilidade de recursos para as Instituições Privadas Sem Fins Lucrativos da área de Saúde. Mas, tem recursos também para assistir adolescentes, crianças, idosos, pessoas com deficiências. Para redução de demanda de uso de drogas, atividade de apoio a eventos esportivos, educação, lazer, inclusão social.

Ministério da Saúde

No Ministério do turismo, tem recursos para fomento a cultura, festivais, e isso tudo para o Terceiro Setor. Então é uma gama enorme de objeto de ações que sua Instituição pode buscar, e eu vou tratar disso um pouco mais à frente.

Ministério do Esporte

No Ministério das Mulheres da Família tem recursos para atendimento aos Direitos Humanos, à Comunidade LGBTQI+, para criança, adolescente. Então, há recursos para todas as áreas, independentemente da área de atuação da sua Instituição, você pode Captar Recursos junto ao Orçamento Geral da União.

No Ministério da Agricultura temos: Promoção do Fortalecimento da Estrutura Produtiva, Fortalecimento da Agricultura Familiar, Pequenos e Médios Produtos, tudo para o terceiro setor.

Outro tipo de característica desse tipo de captação é: Qualquer Instituição, por menor que seja, cumprindo alguns requisitos básicos, que explicarei à frente nos próximos slides, ela pode Captar junto ao Poder Público Federal.

Então, não é só porque sua Instituição é pequena, tem somente um funcionário, ou não tem funcionários, ou faz um trabalho, que às vezes ao olhar do outro, é pequeno, ou por você não ter uma folha de pagamento estabelecida, nada disso impede de você Capte junto ao Orçamento Federal.

Então, nós próximos slides explicarei quais são essas exigências, e aí você verá que, conforme o tamanho da sua Instituição, nada disso importa. O Governo Federal o Poder Público Federal através do Orçamento Geral da União, através dos atores que financiam esses recursos para sua Instituição. A sua instituição pode pleitear, buscar esses recursos.

E por último, uma das características desse Modelo de Captação é o valor, são cerca de 15 bilhões anualmente somente para o Terceiro Setor. O Orçamento Público Federal é hercúlea, ele é enorme, e dentro deste Orçamento, que é de cerca de 2 a 3 trilhões, 15 bilhões todo ano são indicados para Organizações do Terceiro Setor. Então é muito dinheiro e qualquer Instituição que cumpra alguns requisitos básicos pode buscar esses recursos. É em torno de 15, 16 , 17 bilhões por ano para o Terceiro Setor, é muito recurso, e não é, e não seria nem correto que a sua Instituição não buscasse mais essa fonte de recurso.

Clique acesse o Conteúdo da Apresentação

Um abraço e Sucesso na sua Captação junto ao Orçamento Geral da União.

Postado em Captação de Recursos, OGUMarcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,