Conheça a APPD, onde a pessoa com deficiência é protagonista!

Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência (APPD)

APPD – Nossa História

Fundada em 29 de março de 2006 a partir da iniciativa da Srª Maria Claudete da Silveira Rabelo de Moura juntamente com pessoas com os mesmos ideais a APPD vem trabalhando junto à sociedade para melhorar a qualidade de vida das Pessoas Com Deficiência de nossa região.

Temos como objetivo Localizar, Orientar e Inserir na Sociedade as Pessoas com Deficiência e amparar aquelas que têm mais dificuldades.

Nosso compromisso é levar o máximo de informações possível, pois vemos o crescimento continuo de pessoas adquirindo algum tipo deficiência, seja ela temporária ou definitiva, decorrente de acidentes, principalmente entre jovens; e a luta de muitos em sua inclusão social.

Nosso Presidente

Luiz Carlos Lucas Barbosa, casado Pai de dois filhos, Lucas e Leandro, atuou como motorista profissional durante 15 anos. 

Em 07 de setembro de 2007 estava com sua família num momento de descontração ao mergulhar atingiu um banco de areia que sofreu uma lesão medular deixando tetraplégico.

No ano de 2009 realizou um tratamento de reabilitação por 3 meses no Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek onde adquiriu conhecimento, e se deparou com a triste realidade, percebendo as dificuldades das pessoas com deficiências e seus familiares em conseguir um tratamento de ponta.

Atualmente como Presidente da APPD, depois de anos, retornou aos estudos, abrindo mão na área de Transporte e Logística e ingressou no curso de Serviço Social para melhor desempenhar suas atividades.

Além de seu serviço voluntário como Presidente da APPD, atua como palestrante e trabalha em busca parceiros e colaboradores com intuito de ampliar nossos atendimentos.

A Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência (APPD) de São José dos Campos (SP) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos. Ela tem a missão de localizar, orientar e inserir outras pessoas com deficiência e suas famílias na sociedade.

Fundada em 2006, a APPD é a única instituição do Vale do Paraíba que tem a diretoria formada por membros com deficiência e esse não é um fato momentâneo, é a principal proposta de seu estatuto.

Na época da criação da ONG, não havia uma definição única para se referir às pessoas com deficiência. Uma dessas formas era usar a palavra ”portador”, no sentido de possuir. Entretanto, ele caiu em desuso, nos últimos anos, mas ficou como nome oficial da APPD.

Anúncios

Com iniciativas no campo social, a APPD desenvolve atividades que proporcionam o protagonismo das pessoas com deficiência, seja no esporte ou por meio da economia criativa.

Atualmente, a APPD é responsável por acolher institucionalmente a equipe de bocha paralímpica de São José dos Campos. Ela representa a cidade em competições regionais, estaduais e nacionais.

Outra atividade esportiva que APPD apoia é o paraciclismo. Para isso, tem uma parceria com o Clube de ciclismo de São José dos Campos, responsável por oferecer suporte técnico e viabilizar a participação de atletas em diversas competições da modalidade.

Entre os projetos sociais da APPD está a Oficina Mão na Roda, que conserta cadeiras de rodas, muletas e andadores para pessoas que não têm condições financeiras para pagar um conserto desses equipamentos tão importantes na vida delas.

A fim de incentivar às pessoas com deficiência a ter uma renda, a APPD realiza a Oficina Artesão da Inclusão. Nela, os participantes aprendem a produzir artesanatos que podem ser vendidos por eles mesmos.

Além dessas atividades, a instituição promove e apoia eventos que estimulam o protagonismo das pessoas com deficiência, como palestras, workshops e feiras.

MAIS NOVO PROJETO DA APPD

A APPD está preparando para promover Cursos de Capacitação para a Pessoa com Deficiência por meio do Programa Inclusão Nota 10

Acesse o Plano de Trabalho do Projeto.

Faça sua Doação

Mais informações estão disponíveis no site da APPD.

2 comentários em “Conheça a APPD, onde a pessoa com deficiência é protagonista!

  1. Anônimo

    A maior prova de VALORIZAÇÃO da Inclusão da Pessoa com Deficiência é proporcionar IGUALDADE em favor do seu CRESCIMENTO nas diversas áreas da Sociedade!

    Luiz Carlos Barbosa

    • Anônimo

      Verdade Presidente, a APPD tem sido o diferencial para a inclusão da Pessoa com necessidade em São José dos Campos e Região. Parabéns pelo trabalho.

Comentários estão fechados.