Livro: Tempo de Realizar de Carlos Sanchez

Olá pessoal mais um livro para nossa pequena coleção de pérolas de leitura. Bem, outro livro que me surpreendeu. Sou bastante pragmático em relação a títulos e sobre o visual estético dos livros. Penso que, a primeira coisa a se pensar quando se deseja escrever um livro é o seu título. Muitas vezes o sucesso ou não de uma obra acaba residindo nesse pequeno detalhe, o nome do livro. Quando se lê um título, tenho em mente que o autor tem, dentro da limitação do tamanho da frase, conseguir reduzir e sintetizar todo o conteúdo do livro naquele pequeno título. Sabemos que isso não é nada fácil, mas, aqueles autores que conseguem esse feito já possuem uma vantagem na corrida para o sucesso da obra.

Assim, achei o título do livro do Carlos Sanchez pouco pretencioso: “tempo”, “realizar”, bem, um título pouco esclarecedor, apesar do subtítulo: “8 semanas que elevarão ao máximo seu desempenho pessoal”. De toda forma não me aterei ao título, mas ao conteúdo da obra.

A ideia central do livro é a descrição de algumas experiências próprias do autor como Consultor para ajudar e auxiliar pessoas e empresas a gerirem melhor seu tempo. Para isso ele emprega uma metodologia criada pelo próprio que se resume em um curso de 8 semanas com oito passos (oito semanas), para alcançar a produtividade pessoa, com as seguintes característica

OITO SEMANAS

1.º Semana – Ritmo Produtivo

2.º Semana – Gestão de Qualidade

3.º Semana – Mecanismos de Desempenho

4.º Semana – Comunicação Poderosa

5.º Semana – Tática de Singularidade

6.º Semana – Sincronia da Equipe

7.º Semana – Fortalecimento da Liderança

8.º Semana – Visão Expandida

Diante disso qual é o mérito do livro. Primeiro, é baseado na experiência real do autor e nos seus trabalhos desenvolvidos. Não é só mais um livro de pseudo auto ajuda, sem conteúdo ou com o conteúdo duvidoso e fórmulas milagrosas poucos produtivas. Apresenta um padrão didático consistente, uma metodologia interessante de implantação com conceitos exequíveis e possíveis de serem realizados.

Anúncios

A apresentação da metodologia recheada com os conceitos sendo implementados no desenvolvimento da história e da experiência do autor na implementação do modelo também é um mérito pois acaba conduzindo a trama do livro em uma linha lógica de desenvolvimento da metodologia.

Assim, se você quer melhorar suas habilidades, desenvolver de forma consistente sua produtividade, da sua equipe ou da sua empresa o livro é interessante. Gostei e recomendo. Me surpreendeu positivamente.

Boa leitura.