Palestra Festival ABCR – Associação Brasileira de Captação de Recursos com o Tema: Captação de Recursos junto ao Orçamento Geral da União – OGU para o Terceiro Setor

Olá pessoal, espero que todos estejam bem mesmo nesse momento tão difícil de Pandemia – COVID-19, trabalho home office e etc.

Então, no dia 29/06/21 estive Palestrando no Festival ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, do qual sou Associado e Colaborador.

Na época, tratei sobre a Captação de Recursos junto ao Orçamento Geral da União – OGU para o Terceiro Setor.

Como o Festival só foi para Associados ou Assinantes acabei gravando a minha Apresentação e estarei disponibilizando-a em 7 vídeos com os seguintes temas:

  1. Porque é Fundamental a sua Instituição/Organização Captar Recursos através do OGU – Orçamento Geral da União?
  2. Características Técnicas da Captação de Recursos das Legislações Orçamentárias Federais;
  3. Informações sobre os Regramentos e as Legislações que dispõe sobre esse tipo de Captação de Recursos;
  4. Quais tipos de Instituições/Organizações podem Captar junto ao Orçamento Geral da União – OGU;
  5. Período e Estratégias de Captação de Recursos;
  6. Principais erros cometidos nesse tipo de Captação de Recursos;
  7. Como ter Sucesso na Captação de Recursos para sua Instituição/Organização.

O primeiro vídeo já está disponível através desse link. A minha equipe já está providenciando a formatação dos próximos vídeos e assim que eles estiverem disponíveis te comunicaremos. Para isso, siga-nos no Youtube e se inscreva, se ainda não o fez, para ser avisado quando os vídeos estiverem disponíveis.

Segue abaixo o resumo do que foi abordado nesse primeiro vídeo. Espero que gostem.

PORQUE CAPTAR JUNTO AO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO – OGU

Porque captar junto ao OGU – Orçamento Geral da União? Primeiro, porque é o maior Orçamento dos Três Poderes. Entre Municípios, Estados e União o maior orçamento é o Orçamento Geral da União – OGU. Nessa modalidade de recurso, entra recursos de Programação, Recurso do Próprio Orçamento, Recursos de Editais, Chamamento Público, Indicação Parlamentares Individual, de Bancada e Comissões.

A União possui um gama enorme de recursos para a sua Instituição/Organização, e qualquer Instituição/Organização, com o mínimo de exigência, pode captar recursos através do Poder Público Federal. Estarei discorrendo aqui nessa apresentação como sua Organização da Sociedade Civil – OSCs pode acessar esse tipo de recursos.

As captações junto aos poderes públicos municipais ou estaduais geralmente são de valores menores, dez mil, vinte mil ou cinquenta mil reais. No OGU o mínimo para captação é da ordem de cem mil reais.

Anúncios

Esse tipo de recurso pode até possuir um processo de captação um pouco mais moroso, mas de toda forma, você vai para a captação com a certeza de que, se houver a indicação dos recursos, a sua chance de receber cem mil reais de indicações, é um fato. Principalmente porque parte dos recursos do OGU são IMPOSITIVOS, ou seja, se o financiador indicar sua instituição, com certeza o recurso chegará, salve, é claro, se houver algum problema técnico, legal ou de outra ordem.

Igualmente é bom esclarecer que, em tese, qualquer Instituição/Organização por menor que seja, cumprindo algumas exigências básicas, pode captar recursos junto ao OGU.

Hoje em dia é muito mais fácil para uma Organização da Sociedade Civil – OSCs, qualquer que seja, tais como: associação, fundação, OSCIPs, OSs, Sindicatos, Associações Religiosas, ONGs, APAEs, Santas Casas, captar recursos junto ao Poder Público Federal.

Explicarei nos próximos vídeos como o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, a Lei n.º 13.019/2014, foi um diferencial para propiciar um acesso mais democrático para que as pequenas instituições no Brasil possam acessar recursos do OGU.

Atualmente qualquer Instituição/Organização que possua alguns requisitos mínimos de, tempo de existência e experiência na área onde está captando pode receber recursos do Poder Público.

Nas próximas postagens e vídeos estarei discorrendo mais sobre o tema. Aguardo vocês.

Sucesso.

Postado em Captação, Captação de Recursos, OGU, orçamento, orçamento público, orçamento público federal,, Organizações da Sociedade Civil, Terceiro SetorMarcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.