PRESTAÇÃO DE CONTAS – ASSESSORIA E CONSULTORIA – Terceiro Setor – ASSESSORIA E CONSULTORIA
Como Fazer a Prestação de Contas para o Terceiro Setor. A Prestação de Contas nas mais diversas Leis de Incentivo Fiscal, tanto na Cultura (pela Lei Rouanet), como na Lei de Incentivo ao Esporte, no Pronon e Pronas, FIA (Criança e Adolescente) e idoso, bem como de Convênio de emendas parlamentares junto ao Orçamento Geral da União, compreende o conjunto de informações e documentos que tem por objetivo dar Transparência as ações realizadas pela entidade.
Todos estes documentos fazem menção não somente à comprovação regular da utilização dos recursos financeiros recebidos, mas também da responsabilidade que lhes foram transferidos. Como Fazer a Prestação de Contas para o Terceiro Setor.
No entanto esta prática de prestar contas, organizar notas fiscais, registros de pagamentos, fotos do cumprimento de Objeto, entre outros, não é uma realidade que podemos encontrar nas Entidades, em alguns casos chega a se tornar uma realidade bem distante, dificultando a captação de recursos por inúmeras fontes existentes.
A boa gestão de um Projeto só pode ser garantida com uma Prestação de Contas bem realizada. O Proponente precisa se antecipar, planejando e executando o Projeto de forma a garantir a lisura, a Transparência e a legalidade na condução de recursos regulados pelo Poder Público. Lembrete: sua Prestação de Contas começa no dia que iniciar a execução de seu Projeto, pois a partir de lá que se originarão notas fiscais, fotos, recibos, entre outras comprovações. Como Fazer a Prestação de Contas para o Terceiro Setor.
Desta forma, a Prestação de Contas se apresenta como um importante instrumento para a Transparência no processo de gestão das organizações, esta Transparência pode e deve ser obtida pela elaboração e apresentação das prestações de contas, com balanços, balancetes, relatórios anuais, registros fotográficos e muitas outras formas. Como Fazer a Prestação de Contas para o Terceiro Setor.