Resultado da Pesquisa sobre o Terceiro Setor no Período de PANDEMIA DO COVID-19.

Olá pessoal, tudo bem com todos? Espero que sim. Então, hoje trago para vocês uma pesquisa realizada pela Grassi Consultores & Contadores, junto as Organizações do Terceiro Setor nos Estados Unidos. A Grassi é uma empresa americana que presta serviços de consultoria tributária, contábil e empresarial para o Terceiro Setor.

Grassi Advisors & Accountants

Sei que a pesquisa possui realidade completamente dispares em relação ao Brasil e ao nosso modelo de repartição dos poderes. Mas percebi muito mais similaridades nos resultados do que pontos divergentes, diante disso, penso que uma análise mais pormenorizada do resultado dessa pesquisa possa lançar luz sobre a realidade brasileira.

Assim, te convido a realizar essa leitura de forma despretensiosa do relatório, mas objetivando entender as duas realidades, a americana e a brasileira, para tentarmos verificar quais são os pontos positivos e negativos por qual tem passado o terceiro setor aqui no Brasil e quais nossas perspectivas a curto, médio e longo prazo para a retomada do desenvolvimento do país e para que o setor possa novamente apresentar-se soluções em termos de políticas públicas condizentes com a necessidade dos menos favorecidos, daqueles que estão lá na ponta e necessitam urgentemente de políticas públicas consistentes, urgentes e emergentes a fim de minimizarmos as perdas desse período.

Nos últimos três anos, 2019 a 2021 a Pandemia do COVID-19 assolou todos os setores da sociedade. E não poderia ter sido diferente com o Terceiro Setor. Assim, a Grassi produziu uma pesquisa e consequentemente um relatório avaliando as condições e as perspectivas atuais para as Organizações Sem Fins Lucrativos, coletando dados e informações de benchmarking significativos que podem ajudar o setor em sua recuperação.

As descobertas revelam o impacto único da pandemia neste mercado-chave, os desafios contínuos enfrentados por grandes e pequenas organizações, e o mais importante – como os líderes das Organizações Sem Fins Lucrativos estão posicionando estrategicamente seus organizações para recuperar, reinventar e reconstruir um futuro mais certo.

Números preliminares da pesquisa

O relatório apresenta um cenário drasticamente perturbador para Organizações Sem Fins Lucrativos. Em um setor tradicionalmente confrontado com a necessidade de redução de custo, em contra posição à necessidade de aumento da demanda com a consequente diminuição das fontes financeiras, encontrou-se na Pandemia do COVID-19, um amplificador dos problemas.

Por exemplo, muitos entrevistados experimentaram cerca de 40% da diminuição dos custos operacionais, 47% da diminuição da demanda estável ou em declínio por serviços, e, em contra partida, experimentaram custos operacionais 33% mais altos, bem como o aumento de demanda de serviços entorno de 53%, ou seja, aumentou-se a demanda e diminuiram os fluxos de caixa.

Anúncios

De toda forma, mesmo nessa situação, menos de 50% de todas as organizações pesquisadas relataram diminuição do financiamento, muito provavelmente devido em grande parte ao influxo de dinheiro recebido como cheques de pagamento, empréstimos do programa de proteção e outros programas de ajuda federal.

Mas mesmo com esta assistência, quase um terço das organizações pesquisadas tiveram que cortar programas e serviços, e apenas uma pequena minoria relatou ter mais liquidez nos últimos 12 meses. O Surtos de COVID-19 foi um problema para mais de 60% dos funcionários entrevistados, enquanto um número igual cita desafios contínuos para atrair e reter pessoal.

Apesar dessas mudanças extensas, o relatório pinta um imagem de um setor sem fins lucrativos resiliente. Segue abaixo algumas estratégias empregadas pelos entrevistados para resistir à tempestade, que, entre outras coisas incluem:

  • Renegociação de arrendamentos;
  • Planejamento estratégico da força de trabalho;
  • Modelos de entrega de serviço atualizados;
  • Adoção mais ampla de novas tecnologias em todo setor.

Estas são apenas algumas das táticas proativas que os líderes das organizações em fins lucrativos estão utilizando para reinventar suas organizações e sustentar suas missões.

RELATÓRIO

Profissionais Pesquisados

Segue abaixo nesse link o arquivo em PDF da Pesquisa. Conteúdo em Inglês

Conteúdo extraído do site: The Non Profit Times

Postado em NotíciasMarcado , , , , ,