Solução Interessante: Instagram permitir que os usuários arrecadem fundos para organizações sem fins lucrativos via Instagram Live!

O Instagram agora permite que os usuários arrecadem fundos para organizações sem fins lucrativos enquanto transmitem ao vivo

Em uma postagem do dia 28/04, a Sarah Perez confirmou que o Instagram está lançando hoje uma nova maneira de os usuários arrecadarem fundos para organizações sem fins lucrativos via Instagram Live, em meio à pandemia de coronavírus. Embora a empresa já tenha oferecido adesivos de doação para uso no Stories, o novo recurso Live Donations permitirá que qualquer pessoa crie captação de recursos durante a transmissão ao vivo, sozinha ou com outras pessoas, para uma espécie de experiência virtual em teleton.

O recurso chega apenas um dia após o TikTok ter lançado um recurso de doações que funciona tanto em suas postagens em vídeo quanto em transmissões ao vivo.

Mas, ao contrário do TikTok, que suporta apenas algumas causas de caridade no lançamento, o Facebook diz que seu recurso Live Donations pode ser usado para criar angariadores de fundos para mais de um milhão de organizações sem fins lucrativos.

Ele também observa que 100% do dinheiro arrecadado vai diretamente para a organização sem fins lucrativos, já que o Instagram não está sofrendo cortes – uma prática comum em outras plataformas de captação de recursos.

Para usar o novo recurso de doações em vídeos ao vivo, você pode tocar na câmera no canto superior esquerdo do Feed do Instagram ou deslizar para a direita no Feed. Em seguida, toque em “Ao vivo” na parte inferior da tela, selecione “Angariação de fundos” e escolha a organização sem fins lucrativos que deseja apoiar.

Quando a transmissão começar, você verá quantas pessoas estão apoiando o levantamento de fundos e a quantidade de dinheiro arrecadada, em tempo real. Você também pode tocar em “Visualizar” para ver mais detalhes dos doadores, incluindo as contribuições individuais, caso queira dar-lhes mensagens de destaque em seu vídeo – algo que você também pode fazer em tempo real tocando em “Wave”.

Aqueles que arrecadam fundos, fazem doações para captação de recursos ou usam o adesivo de doações no Stories também desbloquearão um “Eu doei!” adesivo criado pelo ilustrador da comunidade brasileira @leonatsume. Esse adesivo pode ser usado em sua história para aumentar a conscientização sobre a causa. Sua postagem é combinada em uma história compartilhada com outras pessoas que você segue e que também doaram, as quais você encontrará na frente da linha na barra “Histórias”.

Nesta semana, várias figuras públicas e criadores aproveitarão o novo recurso Live Donations, incluindo Sergio Ramos, Sofia Carson, @muslimgirl, @montoyatwinz, Tori Kelly, @ tank.sinatra e Lisa Rinna.

O Instagram diz ter visto um aumento no uso do Instagram Live durante a pandemia.

Anúncios

No último mês, por exemplo, o uso do Instagram Live aumentou 70% quando os usuários se voltaram para a plataforma para hospedar conversas, danceterias, batalhas de rap e muito mais. E muitos usuários já estavam levantando fundos para organizações sem fins lucrativos pelo Instagram Live, apesar da falta de um recurso oficial, diz a empresa.

As plataformas sociais são uma das maneiras pelas quais as pessoas estão se conectando durante a pandemia, com até mesmo a plataforma IGTV, anteriormente desastrosa do Instagram, vendo um tremendo impulso – os usuários diários do serviço aumentaram 48% mês a mês, de meados de março a meados de abril, informou a loja de aplicativos empresa de inteligência Apptopia.

A empresa-mãe do Instagram, o Facebook, também está aproveitando o crescente interesse dos usuários por vídeos ao vivo, com o lançamento recente de vários novos recursos. Na semana passada, também introduziu uma maneira de arrecadar fundos com vídeos ao vivo, por exemplo. Esse recurso funciona onde quer que o Facebook suporte a angariação de fundos sem fins lucrativos . Ele também trouxe de volta o “Live With”, para que as pessoas pudessem atrair convidados enquanto eles fossem ao vivo – inclusive para fins de captação de recursos.

E lançou uma experiência parecida com a Houseparty chamada Messenger Rooms , um aplicativo de streaming de jogos para jogos no Facebook, e a capacidade de ir ao vivo do seu dispositivo Portal para páginas e grupos do Facebook, entre outras coisas.

Bem é tudo muito bonito e legal, porém, pelo que parece, a solução ainda não está disponível no Brasil para os Brasileiro. A empresa responsável pelo Instagram, o Facebook, disponibiliza que qualquer instituição sem fins lucrativos possa se cadastrar em sua plataforma para receber, é só acessar o seguinte endereço: https://business.facebook.com/donate/signup

Mas qual é a questão, a Instituição precisará de 3 coisas:

  1. Uma cópia em PDF de um extrato bancário dos últimos 3 meses (será necessário carregá-lo como parte da inscrição). O envio de um extrato com mais de 3 meses causará um atraso na aprovação da inscrição.
  2. O nome e a data de nascimento do Presidente da sua organização.
  3. O número de identificação fiscal da sua organização (número do EIN ou VAT), que verifica seu status de isenção de impostos de instituição beneficente.

A questão é que, os números de identificação EIN e VAT, são respectivamente do sistema tributário dos Estados Unidos e União Europeia. O seu equivalente aqui no Brasil é o NIF – “Número de Identificação Fiscal”, que é o número fornecido pelo órgão de administração tributária no exterior indicador de pessoa física ou jurídica. Seria equivalente ao CPF, que identifica a pessoa física, ou ao CNPJ, que identifica a pessoa jurídica no Brasil.

Bem, infelizmente é que a questão a solução do Instagram para permitir que os usuários arrecadem fundos para organizações sem fins lucrativos via Instagram Live ainda não está disponível no Brasil, o que é uma pena, pois será uma ferramenta muito interessante e muito útil para todos que utilizam ou precisam utiizar a plataforma para arrecadar mais fundo.

Qualquer dúvida quanto a essa postagem estou à disposição para quaisquer esclarecimentos, pode me chamar no WhatsApp clicando aqui.