Na sequencia desse blog, trataria do planejamento para o sucesso. Mas achei por bem, tratar de um assunto um tanto anterior ao planejamento. O sentimento de indignidade, que nos impossibilita até mesmo de planejar nosso sucesso. Indignidade é um sentimento de não merecimento. – E que isso tem haver com meu sucesso, tudo.
Então vamos lá. Segundo Jung, existe um conceito chamado de Inconsciente coletivo, (arquétipo), Erich Fromm chama de inconsciente social. O inconsciente coletivo é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.
Mas o que tem haver o inconsciente coletivo com o sentimento de indignidade. Pois bem, esse sentimento de indignidade, que invariavelmente não sabemos possui-lo, é que acaba colaborando para nossos constantes fracassos.
No caso específico desse texto, eu atribuo à formação do sentimento de indignidade com a nossa formação religiosa, e explico. Por milhares e milhares de anos a religião foi utilizada como ferramenta de dominação e para domesticar o ser humano. E um dos sentimentos utilizados, especificamente, mas não exclusivamente, pela religião, foi o da indignidade, ou seja o ser humano não é digno do seu Deus, não é digno de ser feliz, não é digno de ter sucesso, é pobre, pecador e carece de perdão.
Não somente esse sentimento, mas também ele, a indignidade, faz parte do inconsciente coletivo da formação do homem. Como o próprio nome diz, é algo inconsciente, mas que perpassa por toda coletividade, não é algo exclusivo de uma ou outra pessoa, pertence a todos, passa por todos em maior ou menor grau.
A questão é como lidar com esse sentimento, já que ele é inconsciente. A primeira coisa é o reconhecimento de que eu, você, nós, podemos ter esse sentimento, que por ser inconsciente, acaba por fugir ao nosso controle, pois quando menos esperamos, ele coloca tudo que nós construímos a perder. Quando isso ocorrer, saiba de uma coisa, o sentimento de indignidade está solapando seu sucesso. E se você tem esse sentimento é hora de trabalhar para lidar com ele.
No próximo semana tratarei das formas de como lidar com seu sentimento de indignidade.
Um abraço.